Os síndicos sabem o quanto é difícil resolver a questão da inadimplência nos condomínios, tendo em vista que, as cotas condominiais é o oxigênio condominial.Sendo assim, muitas vezes tem que fazer malabarismo para conseguir pagar as contas do mês.
Todavia, no intuito de receber os valores das cotas condominiais em atraso de forma mais rápida e a custo zero para os condomínios, os síndicos, vem obtendo êxito com as cobranças extrajudiciais, enviando aos condôminos inadimplentes notificações, afim de realizar acordos antes de ingressar com a ação de execução de título extrajudicial.
Atualmente, pesquisas apontam que esses acordos, vem reduzindo até 95% do índice de inadimplência nos condomínios. Destacando que, o trabalho realizado geralmente por advogados, é integralmente cobrado do devedor, sendo acrescido ao valor original, multa, juros e correção monetária, conforme estabelece o Código Civil, sem falar na satisfação dos condôminos pontuais, que geralmente são os mais prejudicados pela inadimplência, pelo fato do condomínio adotar tais medidas de cobrança.
